Chery Jac Lifan Notícias Equipe Carros da China

As marcas de carros que mais dão dor de cabeça ao brasileiro

É sabido que as telefônicas são as empresas com mais reclamações dos consumidores. No site Reclame Aqui, por exemplo, elas ocupam quatro dos cinco primeiros lugares em número de reclamações. Mas e as montadoras? Não estão entre as maiores, mas há situações bem diversas.

reclamacoes-01-chery_960_640

Para tentar mostrar quem são as melhores e piores no pós-venda, iG pesquisou a quantas anda a satisfação dos clientes das 20 marcas mais vendidas no Brasil. Sem acesso ao SAC dos fabricantes e ao Procon, o órgão governamental de defesa do consumidor, a alternativa foi levantar os dados do site Reclame Aqui, uma ferramenta on-line que existe há uma década e é, por assim dizer, a opção seguinte de quem não consegue resolver seus problemas com concessionárias, fabricantes ou o Procon.

Mas apenas levantar essa informação não traria um quadro claro sobre o assunto, afinal enquanto uma Volkswagen tem quase 2 mil reclamações nos últimos 12 meses, a Audi registrou 52 clientes insatisfeitos no site. No entanto, o volume de vendas delas é completamente desproporcional. Por isso decidimos encontrar um divisor para colocá-las sob a mesma ótica, no caso, as vendas entre maio de 2012 e abril de 2013. O resultado é uma amostra aproximada da imagem de qualidade que essas montadoras possuem atualmente no Brasil.

Chineses na lanterna

O “índice de reclamações” apontou a chinesa Chery como a marca com mais reclamações em relação aos seus emplacamentos. Nada menos que 5,4% dos clientes acabam apelando para o Reclame Aqui. Para deixar esse dado mais fácil de ser entendido, mostramos nos slides acima quantos veículos são vendidos para cada caso de reclamação no site. Por esse critério, a cada 19 veículos da Chery emplacados um proprietário registra reclamação na internet.

Depois da Chery, vem outra chinesa, a JAC. A marca, que chegou ao País com a chancela do apresentador Fausto Silva, tem uma reclamação a cada 32 veículos emplacados. No caso da Chery, a maioria dos registros aponta a falta de peças de reposição, um problema comum nas marcas importadoras, enquanto a JAC sofre com o pós-venda deficiente. Não se trata de uma coincidência. As marcas chinesas ainda estão um passo atrás das concorrentes em satisfação do consumidor. Para reforçar essa impressão, também analisamos o caso da marca Lifan, a desconhecida fabricante do 320, aquele modelo que é uma cópia do Mini Cooper. O número é mais impressionante: a cada nove carros emplacados, uma reclamação no site Reclame Aqui.

Perguntamos as duas montadoras a razão de tanta insatisfação. A Chery respondeu que reformulou sua central de atendimento e tem procurado atender todas as reclamações postadas no Reclame Aqui, mas não explicou o por quê do número tão elevado. A JAC acredita que está mais suscetível a reclamações diante do desconhecimento da marca. Sobre as reclamações, “entendemos que o cliente não se importa com o problema em si, mas que tenhamos a solução”, disse a assessoria da marca.

Marcas de luxo

Entre as 20 marcas mais vendidas existem hoje quatro consideradas “premium”: Mercedes-Benz, BMW, Audi e Land Rover. E seus resultados não foram tão bons como se esperaria. A BMW teve a pior relação entre elas, com uma reclamação a cada 105 veículos vendidos contra uma média de 145 das demais. No geral, tanto elas como outras empresas que só importam carros acabam pagando pela falta de peças e a demora em resolver o problema dos clientes.

Já a Hyundai teve um índice ruim, de 84 carros para cada reclamação, por culpa do HB20. Como a demanda está alta, a demora em receber o carro fez aumentar o número de clientes insatisfeitos no site. A Nissan experimentou situação semelhante: a dificuldade em importar os compactos March e Versa, mas há muitos relatos de falta de peças e problemas com a garantia.

As francesas, cuja imagem ruim de pós-venda persiste, tiveram resultados diferentes. Mesmo com produtos mais baratos, a Renault teve um índice bom, de 172 carros para cada reclamação. Já a Citroën, que cultiva um ar “premium”, foi a pior delas, com uma reclamação a cada 87 vendas. A Peugeot, por outro lado, confirmou que está preocupada com seus clientes. Embora tenha uma taxa alta de reclamação, de 99 carros para cada registro no site Reclame Aqui, tentou resolver as questões de quase todos esses consumidores.

Os melhores

Pelo que se ouve no mercado, Toyota e Honda seriam as marcas com menos problemas em seus carros e, de fato, o levantamento do iG atesta essa impressão. A Honda teve uma reclamação a cada 408 carros vendidos, excluindo daí os registros que constam no site, mas que se referem a motos e até roçadeiras (!). A Toyota foi além: apenas uma pessoa registrou reclamação a cada 500 carros emplacados pela marca nos últimos doze meses. E a média caiu por causa do compacto Etios, que ampliou o público da empresa e, naturalmente, ainda apresenta alguns percalços comuns no início de fabricação. A montadora japonesa também possui a melhor nota dos usuários do site, com uma taxa de 97% de retornos das reclamações.

A surpresa é que o cruzamento dos emplacamentos e o número de reclamações apontou a Fiat como a marca com o menor índice de reclamações, apenas um cliente insatisfeito a cada 514 veículos emplacados pela montadora italiana. Com produtos mais acessíveis e uma rede de concessionárias imensa, a marca poderia ter mais dificuldade em manter uma boa imagem perante seus clientes. Curiosamente, a Fiat não se dá ao trabalho de responder os internautas que registram reclamações no site. Parece que nem isso tira os donos de modelos Fiat do sério.

Vi no Ig Carros

Sobre o autor | Website

Alexandre Carvalho é empresário na área de Marketing e Coaching. Uma das suas empresas é a Forcom, especialista em gestão de marketing e conteúdo. Ativo e interessado em diversas temas, tem como objetivo divulgar o segmento de Carros Chineses no Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

14 Comentários

  1. Rogelson dos Santos Silva diz:

    Como estou arrependido de ter comprado um JAC
    Comprei um J2 em novembro e desde então só tive aborrecimentos, a loja não cumpriu o prazo de entrega, inicialmente 7 dias, que passaram para 15, depois 15 úteis e por fim 30, mas sorecebi o carro com quase 40 dias depois d emuita briga, o carro já veio com avarias na pintura, a loja se comprometeu a fazer os reparos mas não os fizeram, com pouco masi de 15 dias da entrega o carro apresentou uma mensagem no painel “EPC” fomos a concessionária, mas como era final de ano nos foi orientado a retornar após o final do ano, retornamos, a loja ficou com o carro por 3 dias, sem nenhuma comunicação, liguei para saber , falaram que o carrio estava pronto, mas quando chegamos para pegá-lo no foi informado que o problema era no painel e que só teria uma peça nova em 15 dias e que estavam devolvendo o carro para não ficarmos muito tempo sem ele, passaram-se os 15 dias e nos foi dado outro prazo, que tambem não foi cumoprido, depois falaram que tinha chegado a peça, mas não era do modelo do nosso carro mas que em 7 dis chegarai a peça correta, que não chegou, levaria mais 7 dias, que tambem não chegou e por último nos foi informado que a peça sóchegaria no final de março. com isso o carro já deu pane eletrica, já faltou combustivel , pois, não funciona nada no painel e o uso do carro está sendo exporádico por conta do problema, pois sem marcador de combustivel e sem velocimetro e temor de ser multado ou ficar sem combustivel é grande. como estou arrependido de ter comprado um Jac.

    • valter diz:

      COMPREI UM J3 HÁ TRES ANOS, E DESDE OS PRIMEIROS SEIS MESES APRESENTOU PROBLEMAS PARA CARREGAR A BATERIA. TIVE QUE CHAMAR DIVERSAS VEZES SOCORRO, POIS A BATERIA ESTAVA DESCARREGADA. DEPOIS DE FICAR PARADO QUATRO CINCO VEZES POR “PROBLEMAS NA BATERIA” ENFIM A CONCESSIONARIA DISSE QUE A BATERIA TERIA QUE SER TROCADA.
      TROCAMOS A BATERIA, E DUAS VEZES MAIS FICAMOS SEM CARRO TENDO QUE CHAMAR O GUINCHO. (TENDO EU QUE PAGAR O SERVIÇO).
      FINALMENTE, DEPOIS DE DOIS ANOS, A CONCESSIONÁRIA CHEGOU A CONCLUSÃO QUE O PROBLEMA ESTAVA NO ALTERNADOR.

      MINHA MÃE, QUE NÃO DIRIGE, JÁ HAVIA DITO QUE O PROBLEMA PODERIA ESTAR NO ALTERNADOR.

      A QUESTÃO É: NÃO TEM A PEÇA NA CONCESSIONARIA, E PODE SER QUE DEMORE VINTE DIAS PARA CHEGAR??????????? VINTE DIAS SEM CARRO PARA MEU TRABALHO, QUEM COBRIRÁ MEU PREJUIZO ????????

      DETALHE, OS TEFEFONES DA JAC MOTORS PARA RECLAMAÇÕES COLOCAM A SEGUINTE MENSAGEM: “TELEFONE TEMPORARIAMENTE FORA DE SERVIÇO”

  2. emmanuel diz:

    realmente a honda e toyota faz carro para satisfazer o consumidor! o menos de 40.000 É
    REALMENTE FIAT.

  3. jonathan diz:

    se começar a falar de todos os problemas sofridos com este carros, não termino hoje….
    vim aqui reclamar do ultimo episodio !! meu carro esta acendendo a luz da injeção eletronica e o gerente disse que era normal ..levei a 15 atras disseram que era vela me cobraram160,00 pelas velas , o carro continuou uma merda .. dai ontem levei o carro p fazer vistoria de 80.000 km e me disseram que as falhas no motor e por causa dos bicos injetores que teram que trocar os 4 bicos do meu carros e os gastos serão de minha parte DAI PERGUNTO P ESTA EMPRESINHA – QUE GARANTIA VOCÊS DÃO ?? NA VERDADE PESSOAL ELES NÃO DÃO NENHUMA ATÉ PELO FATO QUE ESTÃO DIZENDO QUE É A GASOLINA DE MAL QUALIDADE (obs: ABASTEÇO NO MESMO POSTO E ADITIVADA)
    na realidade pessoal a garantia é so mera propaganda enganosa .. por que quando chega a vez do proprietario do veiculo falar eles tocam a culpa no cliente .. nunca e deles a culpa
    perguntei ao rapaz o que teria q fazer lamber a gasolina ?? pra ver se é de boa infelizmente não gosto de destilados .. então garantia teremos que ir até a china buscar por que aqui esses gerentes não dão porcaria nenhuma .. O QUE EU DIGO NÃO SE ILUDAM EM COMPRAR 1 JAC MOTORS GARANTIA DE 6 ANOS É MENTIRA QUE QUANDO O SEU CARRO ESTOURAR !! SERÁ SEMPRE VOCÊS O CULPADO
    EX: MOTOR SEMPRE SERÁ GASOLINA DE MAL QUALIDADE,FALTA DE ÓLEO,ÁGUA,CORREU DEMAIS … QUALQUER DESCULPA NA FRENTE DO JUIZ, FALANDO QUE FOI O CLIENTE QUE NÃO SOUBE ADMINISTRAR BEM O AUTOMOVEL PELO AMOR DE DEUS .. ELES TENTA LUDIBRIAR DE TODAS AS FORMAS P NÃO PAGAR A GARANTIA PROMETIDA DE 6 ANOS … ENTÃO A GARANTIA NÃO VALE DE NADA OBRIGADO
    PORTO ALEGRE -RS 6/3/2015

    • jonathan diz:

      JAC MOTORS J 3 TURIN se começar a falar de todos os problemas sofridos com este carros, não termino hoje….
      vim aqui reclamar do ultimo episodio !! meu carro esta acendendo a luz da injeção eletronica e o gerente disse que era normal ..levei a 15 atras disseram que era vela me cobraram160,00 pelas velas , o carro continuou uma merda .. dai ontem levei o carro p fazer vistoria de 80.000 km e me disseram que as falhas no motor e por causa dos bicos injetores que teram que trocar os 4 bicos do meu carros e os gastos serão de minha parte DAI PERGUNTO P ESTA EMPRESINHA – QUE GARANTIA VOCÊS DÃO ?? NA VERDADE PESSOAL ELES NÃO DÃO NENHUMA ATÉ PELO FATO QUE ESTÃO DIZENDO QUE É A GASOLINA DE MAL QUALIDADE (obs: ABASTEÇO NO MESMO POSTO E ADITIVADA)
      na realidade pessoal a garantia é so mera propaganda enganosa .. por que quando chega a vez do proprietario do veiculo falar eles tocam a culpa no cliente .. nunca e deles a culpa
      perguntei ao rapaz o que teria q fazer lamber a gasolina ?? pra ver se é de boa infelizmente não gosto de destilados .. então garantia teremos que ir até a china buscar por que aqui esses gerentes não dão porcaria nenhuma .. O QUE EU DIGO NÃO SE ILUDAM EM COMPRAR 1 JAC MOTORS GARANTIA DE 6 ANOS É MENTIRA QUE QUANDO O SEU CARRO ESTOURAR !! SERÁ SEMPRE VOCÊS O CULPADO
      EX: MOTOR SEMPRE SERÁ GASOLINA DE MAL QUALIDADE,FALTA DE ÓLEO,ÁGUA,CORREU DEMAIS … QUALQUER DESCULPA NA FRENTE DO JUIZ, FALANDO QUE FOI O CLIENTE QUE NÃO SOUBE ADMINISTRAR BEM O AUTOMOVEL PELO AMOR DE DEUS .. ELES TENTA LUDIBRIAR DE TODAS AS FORMAS P NÃO PAGAR A GARANTIA PROMETIDA DE 6 ANOS … ENTÃO A GARANTIA NÃO VALE DE NADA OBRIGADO
      PORTO ALEGRE -RS 6/3/2015

      • jonathan diz:

        JAC MOTORS – BRASIL nunca vi 1 empresa , que promete garantia de motor e caixa durante 6 anos ser tão desleal ao cliente
        * vou começar pela semana passada levei meu carro se falhando e disseram que era normal a luz da injeção acessa !! mais trocaram as velas que ficaria ótimo .. me cobraram !! o carro ficou 1 merda fui ontem fazer a revisão dos 80 mil km . dai diagnosticaram que os bicos eram os causadores da falha .. 10 dias depois vem me dizer isso . pelo amor de deus que mecânicos são esses !! e agora estão querendo me cobrar ate os bicos injetores que na verdade .. ao meu ponto de vista – eu faço manutenção EM DIA deveria estar na garantia .. falaram q minha gasolina é de má qualidade !! O QUE QUEREM QUE EU FAÇA TOME GASOLINA XUPE O TANQUE ? INFELIZMENTE NÃO GOSTO DE DESTILADOS .. abasteço sempre no mesmo posto e aditivada
        para mim na realidade quando se pede a garantia .. eles sempre tratam de jogar a culpa ao cliente .. tudoooooooo exatamente tudo o que eu ja fiz ao meu carro eu tive que pagar , nada entrava na garantia .. agradeço a quem ler é 1 desabafo e indignação

        • Sandra diz:

          Tenho a mesma indignação se arrependimento matasse estava morta. Se tem uma palavra para definir o meu sentimento em relação a JAC MOTOR É ARREPENDIMENTO, a luz de injeção eletrônica acendeu no painel e nada de resolverem, o freio de mão não segura e isto porque meu carro tem 1 ano de uso. Fora os mesmos problemas iniciais que você teve eu também tive.
          AGORA FAÇO CAMPANHA PARA QUE NENHUM CONSUMIDOR COMPRE CARRO JAC MOTORS JÁ CONSEGUI DESFAZER 8 VENDAS NA PRÓPRIA CONCESSIONÁRIA.

  4. To Com Problema Na Caixa Da Minha Camionete Changan Chana Family Ano 2008 2009 Não Concigo Fala Com Ninguem Minha Caixa é mr508b ninguem Sabe Se Bs 09 ou bs 10 serve ja faz 3 mezes que to parado auguem pde informa qual caixa serve
    ou aonde compro peças…

  5. licia maria jacobina pires diz:

    Comprei carro jac3 flex turin 2015 e menos de um ano ele esta aquecendo e vai para concessionaria e volta com o mesmo defeito,vem guinchado de Fatima para salvador e a jac não conserta o carro e so custeia as despesas de levar para concessionaria.e o taxi para vim buscar e não custeia as despesas da gasolina para voltar ao local onde eles pegaram o veículo,e tb não conserta ,retorna com o mesmo problema e novamente outro custo.
    E uma vergonha e atendimento de péssima qualidade,diferente e de quando eles querem vender o veiculo
    Se esquentar de novo não quero mais o veiculo.

  6. Epaminondas de Oliveira Bispo diz:

    Sem dúvida, a aquisição de um veículo da JAC Motors foi um dos maiores erros que cometi na vida.. E não foi por falta de aviso! Mas confesso que apesar da desconfiança preferi pensar que talvez fosse mero preconceito e “maldade” comercial dos concorrentes. Ledo engano. Pra começar, voltei à concessionária apenas dez dias depois de adquirir o veículo (Turim J3) para trocar os bancos, uma vez que descosturaram totalmente. Pouco tempo depois, percebi ruidos nas portas quando acionava os vidros. Adiante, troquei mangueiras que jorravam liquido de arrefecimento sobre o motor. Novo problema, agora no rolamento do alternador… E não param por aí. Acrescente-se aí preços absurdos.
    Como me arrependo. Ah, os veículos da referida marca não têm revenda! Duvida?

  7. tania diz:

    Bom dia
    Tenho um Jac 3, uma porcaria de carro, a garantia é enganosa não cobre por 6 anos, o atendimento e péssimo e não recomendo a ninguém. Uma droga de carro.
    Também sendo chinês só poderia ser porcaria

  8. cesar falcão diz:

    comprei um jac t 6 em 3 de outubro de 2016 em ssa ba.hoje dia 21 de novembro de 2016 não recebi o carro.marcaram a entrega para dia 24 de novembro de 2016.pela terceira vez.que deus me ajude.

  9. Gleysson Salles diz:

    Não recomendo a ninguém comprar um carro da Jac Motors, o j2 da minha esposa deu problema no câmbio de marchas desde a primeira revisão, agora eles pedem pra trocar todo o kit de embreagem cobrando 2 mil reais e dizendo que a garantia não pode ser acionada por se tratar de desgaste de peças. Como desgaste se desde o início o problema aconteceu? Vi diversas pessoas reclamando para o mesmo caso e até reportagens em revistas falando sobre os problemas com os carros da Jac Motors.

  10. Fui um dos primeiros comprador do Jec, apostei e me dei mal, em relação a defeitos ate que não tenho que reclamar, porem as revisões a hora da morte, e ainda para lascar com os compradores tiraram o carro Turim de linha o carro chefe da Jec, e outros, na hora da troca nem mesmo eles da Jec valorizam seu carro a perca é meuito grande, por essa razão jamais entrarei em um Jec.