Notícias Equipe Carros da China

Carros chineses copiam de alemães a americanos

Quando os carros coreanos começaram a figurar em diversos mercados, muitos consumidores os receberam “torcendo o nariz”. Os modelos chegaram a ter má fama, sendo que parte dessa antipatia vinha do design de alguns modelos, que eram inspirados (quando não copiados) de marcas já conhecidas. Quer um exemplo? No Brasil, podemos citar o Kia Opirus, um sedã grande, luxuoso, bem equipado, mas com visual que causava sensação de “dejà vu”. De cara, a dianteira remetia aos modelos da Mercedes-Benz, enquanto a parte traseira lembrava um Lincoln.

Porém, o tempo passou e os coreanos conseguiram reverter o jogo completamente. Hoje em dia, eles são inclusive referência quando o assunto é design automotivo. Já ouviu falar do alemão Peter Schreyer? Pois é ele o designer responsável pela moderna identidade visual dos carros da Kia – o executivo já passou pela Audi e Volkswagen.

E o que falar do fenômeno Hyundai? Depois de colocar o i30 na posição de líder entre os hatches médios por aqui, a fabricante conseguiu fazer com que o cupê Veloster estourasse de vender, mesmo antes de ser lançado. Isso sem contar o sucesso do Tucson, ix35 e por aí vai.

Mas parece que a história está se repetindo, desta vez com as marcas chinesas. O país que já era conhecido por conseguir copiar diversos produtos, agora passou a utilizar essa “técnica” nos automóveis. E como não poderia deixar de ser, tem gente que critica e gente que gosta. Resta saber se a longo prazo o final será feliz como foi para os coreanos.

Veja mais da matéria no site Carsale

Sobre o autor | Website

Alexandre Carvalho é empresário na área de Marketing e Coaching. Uma das suas empresas é a Forcom, especialista em gestão de marketing e conteúdo. Ativo e interessado em diversas temas, tem como objetivo divulgar o segmento de Carros Chineses no Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!