Browse By

Effa e Lifan querem três fábricas no Brasil

O grupo empresárial formado pelas marcas Effa Motors e Lifan Motors pretendem ter três fábricas no Brasil. A informação foi confirmada pelo disse o gerente de marketing, Clovis Rodriguesde forma exclusiva para a reportagem do Carsale. Em um primeiro momento, os representantes das duas marcas chinesas irão reativar no primeiro semestre de 2012 uma pequena linha de produção em Manaus (AM), construída há dois anos e abandonada por problemas de logística e custos. Lá serão montados por CKD (as peças são importados e o produto final é montado na unidade fabril nacional) alguns veículos comerciais leves, como o caminhãzinho Mini Star da Effa.

Já em um segundo momento, a empresa estuda produzir o hatch compacto M100 em outra fábrica. “No ano que vêm iremos realizar um face-lift no M100 e a ideia é produzi-lo aqui no Brasil. Ainda estamos decidindo o local e a data certa”, disse Rodrigues. A dúvida do executivo é quanto à região que abrigaria essa nova fábrica. “Está em estudo o próprio Amazonas, ou em conjunto com a nova fábrica da Lifan para produção do modelo 320, os estados de Goiás e Santa Catarina”, confirmou o executivo.

Questão do IPI

Segundo Clovis o que deve atrasar em alguns meses os planos das marcas chinesas é a nova política para veículos importados, divulgada pelo Governo Federal no mês passado. “Ainda estamos esperando para ver o que vai acontecer. No caso da Effa é mais vantajoso investirmos em produção local para viabilizar o negócio. Já no caso da Lifan, temos uma unidade fabril no Uruguai, que está isenta do aumento do IPI e que está conseguindo atender bem o mercado brasileiro”, disse.

Vi no Carsale

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Read previous post:
IPI faz Chery acelerar construção de fábrica em SP

A chinesa Chery anunciou que vai acelerar a implantação de sua fábrica em Jacareí (SP), após a medida do governo...

Close