Notícias Equipe Carros da China

IPI maior para carro importado pode frear carros chineses

O aumento do IPI para carros importados reduzirá a quase zero a exportação chinesa para o Brasil e freará os investimentos de montadoras “devido à política instável do governo brasileiro”, prevê a Associação dos Passageiros de Carro da China (CPCA, na sigla em inglês).

“Há inúmeras formas de evitar uma disputa comercial. É completamente desnecessário jogar um ajuste abrupto que provoca estragos à confiança mútua”, afirmou, em entrevista à Folha, Cui Dongshu, vice-secretário-geral e economista sênior da CPCA, que envolve todas as empresas que atuam no mercado brasileiro.

“As montadoras chinesas devem dar conta de que estão sob enorme risco de mudanças de política no mercado brasileiro. É provável que sejam reavaliadas decisões sobre construir fábricas no Brasil e sobre a implantação de produção local de peças.”

O representante da CPCA sugere ao governo brasileiro que encontre uma solução negociada para a importação de carros chineses. Segundo ele, o governo deveria ter “dado tempo suficiente para a nacionalização dos carros chineses até o passo final de fabricado no Brasil'”.

Uma proporção inicial de conteúdo nacional, afirma, poderia ter sido de 30%, e não os 65% exigidos pelas novas regras de investimento.

Pelo menos três montadoras chinesas anunciaram planos de montar fábrica no Brasil: a Chery, a JAC Motors e a Lifan. Outras fabricantes, como a Great Wall e a BYD, estariam avaliando a possibilidade.

Como sempre nosso governo não ajuda o povo brasileiro a comprar carros baratos ! Sempre querem mais e mais ! São eles de BMW e nós de Brasilia. Custava esperar um pouco mais para as fábricas chineses montarem aqui no Brasil?

Vi a reportagem na Folha

Sobre o autor | Website

Alexandre Carvalho é empresário na área de Marketing e Coaching. Uma das suas empresas é a Forcom, especialista em gestão de marketing e conteúdo. Ativo e interessado em diversas temas, tem como objetivo divulgar o segmento de Carros Chineses no Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

2 Comentários

  1. Klaus Kinder diz:

    Essa atitude protecionista tem efeitos e eficácia duvidosa demais! A China tem mudado seu propósito de ser um paraíso da falsificação, tem notado que ao invés de apenas falsificar, podem desenvolver produtos com qualidade e a preços competitivos. E aí, quero ver, vão ficar aumentando mais impostos?!?!? A política fiscal no Brasil emperra nosso desenvolvimento, um verdadeiro equívoco, uma verdadeira lástima!

    • Equipe Carros da China diz:

      Realmente Klaus ! Tem toda razão ! Diferente dos outros países, onde o governo trabalha para o povo, aqui infelizmente nosso país sempre emperra o desenvolvimento do seu povo. Obrigado pelo seu comentário !