Lifan Notícias Equipe Carros da China

Lifan derruba liminar e volta a vender o clone do Mini no Brasil

O Lifan 320 pode estar com os dias contados no Brasil. A BMW, dona da Mini Cooper, atualmente move ação contra a venda do modelinho da marca chinesa no mercado nacional. A alegação é de que o Lifan 320 possui ‘feições’ um tanto semelhantes ao do Mini Cooper.

A BMW considera que o Lifan 320 pega carona no sucesso do ícone inglês e que a venda do chinês ocasiona concorrência desleal, uma vez que o modelo é nada menos do que uma imitação do aspecto visual do Mini Cooper. A ação da BMW é baseada na lei de proteção da propriedade industrial e está em análise no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Em maio passado, aliás,liminar do TJ-RJ obrigou a suspensão das vendas do 320 por até 60 dias. Mas um recurso da Lifan conseguiu derrubar, no mesmo TJ-RJ, a decisão provisória e liberar a venda do modelo chinês.

Lançado no fim de 2010, o Lifan 320 é vendido atualmente no Brasil, segundo tabela da Fipe — Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas —, a R$ 30,5 mil. O chinês tem motor 1.3 l capaz de entregar 88 cv de potência máxima. Já o Mini Cooper, que desembarcou por aqui em 2009, sai, ainda de acordo com a Fipe, a iniciais R$ 77 mil. A versão de entrada do inglês é equipada com motor 1.6 l com 99 cv de potência.

Uma curiosidade do Lifan 320 é que para promover o modelo durante a apresentação oficial que ocorreu no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2010, a marca optou por levar um sósia do ator inglês Rowan Atkinson, o Mr. Bean, que na série de televisão andava a bordo de um Mini Cooper. Além disso, o estande da Lifan no evento ficava ao lado do da Mini.

Vi no O Dia

Sobre o autor | Website

Alexandre Carvalho é empresário na área de Marketing e Coaching. Uma das suas empresas é a Forcom, especialista em gestão de marketing e conteúdo. Ativo e interessado em diversas temas, tem como objetivo divulgar o segmento de Carros Chineses no Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!