Chinesa Qoros pode chegar ao Brasil em 2014
O Salão de Genebra, tradicional na exposição de carros esportivos e de alto luxo, também é um palco habitual para o lançamento de novas marcas de automóveis. A da edição deste ano foi a Qoros Auto, da China. Focada em sofisticação, tecnologia e requinte, a empresa quer levar veículos chineses de boa qualidade para o mercado europeu, como definiu o vice-presidente da empreitada, o alemão Volker Stewascher, na cerimônia de apresentação dos produtos na mostra suíça. E para agradar esse público, a marca investiu na contratação de profissionais ocidentais.
Diretores de marketing, de design, de vendas, enfim, grande parte do corpo executivo da Qoros é composta por ocidentais. São eles italianos, alemão, ingleses e até suecos. Os chefes, todavia, continuam sendo os chineses. Aliás, 50% da empresa é controlada pela Chery Automobile, que já está estabelecida no Brasil com concessionárias e em breve concluirá a construção de uma fábrica em Jacareí (SP).
“O foco da Qoros no momento é a Europa. Vamos investir forte por aqui neste ano e a partir de 2014 vamos ampliar nosso leque para o exterior”, contou ao iG Stefano Villante, italiano e diretor de vendas e marketing da nova marca chinesa. “O Brasil também nos interessa, vamos investir nesse mercado em breve”, completou.
A marca apareceu no evento com três veículos, um pronto para ser produzido e outros dois conceitos, uma perua familiar e um hatch com estilo “cross” e propulsão híbrida. O carro chefe é o 3 Sedan, um veículo de porte médio e desenho até agradável. Apesar de original, o modelo claramente carrega diversas influências, como o perfil fluido e suave dos carros franceses e a mania de farol “descolado” dos alemães.
Como todo carro chinês, a oferta de equipamentos é vasta. O Qoros 3 Sedan vem com ar condicionado digital, sistema de mídia e navegação integrado ao painel, bancos em couro e até avançados controles eletrônicos de tração e estabilidade, que aumentam a segurança. “O nosso carro também está preparado para os rígidos crash-tests europeu”, garantiu Volker Stewascher, alemão e vice-presidente da marca, durante a apresentação dos produtos.
Conforme anunciou no evento, a marca começará a vender o 3 Sedan já no segundo trimestre deste ano, a começar por mercados do leste europeu, onde custará menos de € 20 mil, cerca de R$ 51 mil.
Vi no Ig Carros
210 Comentários