Chery Notícias Equipe Carros da China

Jacareí já sente impactos positivos da chegada da montadora Chery

Antes mesmo de entrar em operação em Jacareí, a montadora chinesa Chery já está mexendo com a economia da cidade. Só no canteiro de obras são cinco empreiteiras que estão responsáveis pela construção da fábrica.

Já na região central o impacto acontece nos imóveis alugados para o operacional e corpo técnico da Chery — sem falar no comércio, que também sente os efeitos desta movimentação na cidade.

Estande-Chery_abre

Atualmente são cerca de 140 pessoas que trabalham no canteiro de obras pelas empreiteiras, sem falar dos 28 funcionários da Chery que já estão no município. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Jacareí tem sido utilizado para a captação de vagas – a previsão da montadora é abrir mais vagas no início de março e, até o final do ano, esse número pode chegar a 700 postos de trabalho.

Os reflexos da chegada da gigante chinesa vão além, como atesta Winston dos Santos, proprietário do Fornalha Restaurante, que ressalta que o impacto da Chery em Jacareí já traz bons resultados para o comércio. “Nós já aumentamos o quadro de funcionários em função do fornecimento de marmitex para a empresa. A vinda da fábrica significa mais empregos diretos e indiretos para o município”, avalia Santos.

Outro que afirma já perceber a diferença nas vendas é o chefe-proprietário do restaurante Rancho Mineiro, Laerte José Fernandes: “nós disponibilizamos almoço para os funcionários da Chery e isso aumenta a movimentação do restaurante”. Fernandes brinca que agora precisa aprender mandarim para conversar melhor com os chineses que frequentam o estabelecimento.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart, este aquecimento da economia é confirmado com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de 2012: “Jacareí fechou o ano com saldo positivo no emprego registrando uma variação de 3,15%, ou seja, foram criadas 1.241 vagas com carteira assinada no município, sendo que o setor de serviços foi o que mais cresceu — o acumulado do ano registrou um aumento de 7,24% nas vagas se comparado ao mesmo período de 2011”.

Vi no Portal R3

Sobre o autor | Website

Alexandre Carvalho é empresário na área de Marketing e Coaching. Uma das suas empresas é a Forcom, especialista em gestão de marketing e conteúdo. Ativo e interessado em diversas temas, tem como objetivo divulgar o segmento de Carros Chineses no Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

376 Comentários